sábado, 31 de julho de 2010

Dignidade

Se existe algo que nunca dei muita atenção são pedintes de semáforo e afins, as vezes se o pedinte é uma criança até chega a dar um aperto no peito, mas quando você lembra que provavelmente a mãe dela está se protegendo do sol ou da chuva,o aperto passa. Vocês podem me chamar de insensível, insensato e muitas coisas mais, mas penso que se contirnuarmos "ajudando", a criança ficará ali até não ter mais possibilidade nenhuma de progredir. Bom isso tudo foi para introduzir um fato curioso que presenciei certa vez.
Estava dirigindo pelas ruas do bairro da Pompéia, Zona Oeste de São Paulo, tido como bairro de alto padrão, foi quando ao parar em um semáforo vi o que a princípio julguei ser uma criança, talvez adolescente, que se aproximava com um cartaz nas mãos, (confesso que tive dificuldade de conseguir ler,uma vez que estava sem meus óculos, sei que não deveria digirir sem óculos, mas estavam sujos e minha esposa estava limpando-os) no momento que ele entrou no meu limitado campo de visão pude, enfim, perceber que se tratava de um senhor de meia idade, provavelmente entre 35 e 40 anos e o cartaz dizia exatamente o seguinte.

"POR FAVOR, NÃO ESTOU PEDINDO DINHEIRO. ESTOU DESEMPREGADO HÀ 5 ANOS, TENHO MULHER E FILHOS, PEÇO APENAS UM EMPREGO. QUE DEUS TE AJUDE!"

Fiquei impresionado com a quase exatidão da gramática, ou seja esse cidadão não é analfabeto e nem vagabundo, naquele momento eu pensei que se eu tivesse um cargo de chefia ou fosse empresário contrataria aquele senhor, nem que fosse para empilhar caixas, afinal, ele tem mais vontade de trabalhar que muitos por aí. Eu sei que pode até ser um jeito de comover as pessoas, e se foi, funcionou comigo, mas imagino que seja uma pessoa muito boa e rezo para que Deus coloque algo em seu caminho.

4 comentários:

  1. Olá...é verdade mesmo..mts vezes essas pessoas estão nessa situação tão dificil e ñ enxergam outra saída além de pedir dinheiro..Tem 409 filhos p criar,desempregados,a concorrência cada vez maior..hj em dia p qualquer carga é exigido pelo menos ter concluído o 3o colegial..Eu tenho mt pena dessas pessoas..Realmente tem mt vagabundo que se acomoda c essa situação mas outros realmente estão nessa situação por falta de oportunidade.Gostei mt desse tema..
    Bjsss

    www.mulheressemprenocomando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem, sei que é difícil julgarmos as pessoas pelo que elas parecem ser, às vezes me sinto mal de não ajudar alguém, por outro lado lembro de vezes que fui ameaçada a ajudar ou a dar algo (de comer) que tinha em mãos, e quão impotente me senti nesta situação.

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre tento me imaginar no lugar de uma pessoa desse tipo. Pois meus pais já passaram fome na sua infância. Já tiveram que viver da bondade do próximo. E apesar de terem uma infância a qual lhes faltou até o que comer, sempre dividiam o que tinham com os que estavam na mesma situação. E fazendo o pouco se multiplicar. Acho que a ajuda é importante. Mas o crescimento e a melhora de vida, vai da vontade da pessoa melhorar. Eu procuro nunca dar dinheiro. Mas sempre que possível eu dou um prato de comida, água, ajuda ou um ouvido.

    ResponderExcluir
  4. Seu insensível!
    Seu insensato!
    Seu muitas coisas mais!

    ResponderExcluir