domingo, 1 de agosto de 2010

Tudo é Retórica

Curioso é um ano de eleição, ainda mais quando temos de eleger o novo presidente da república. Ás vezes me pergunto qual a real diferença entre os políticos, não que eu seja um radicalista ou qualquer coisa do gênero, mas não consigo enxergar muitas diferenças mesmo.
Mais curioso que um ano eleitoral no Brasil, é o reflexo que tal acontecimento causa na sociedade de uma maneira geral, é algo que me irrita e me fascina ao mesmo tempo. Todos os jornais publicam pesquisas, enquetes, etc, etc, etc, mas para que? Não acredito que as campanhas (debates, propaganda, etc), por exemplo, mudem muito a idéia do brasileiro de quem escolher. Um exemplo muito claro disso é o nosso querido (ou nem tanto assim) Paulo Maluf, quando surgiram todas as acusações contra ele muitos continuram votando nele, afinal "Ele rouba, mas faz!" O que consigo entender disso é, "Não ligo se ele roubar, contanto que minha vida melhore."
Na verdade, quero expor aqui algo que muito me incomoda. Em todo lugar vejo comentário de alguns candidatos à presidência este ano, sempre contando histórias de uns 50 anos atrás, por que um foi guerrilheiro, o outro fugiu do Brasil e o terceiro é evangélico e pára durante o expediente para realizar cultos religiosos.
Amigos leitores, só tenho uma coisa para dizer sobre isso. QUERO QUE O PASSADO DELES EXPLODA. O que importa para mim  é, QUAL DELES REALMENTE ESTÁ QUALIFICADO PARA CONDUZIR O NOSSO PAÍS DE AGORA EM DIANTE? E continuar o bom trabalho que seus antecessores FHC e Lula, que embora sendo de partidos diferentes, fizeram muito por nós.
O importante é saber que nas campanhas tudo é retórica, e que na verdade o passado deles não diz muito sobre as pessoas que eles são agora.
Pessoal, pensem nisso e votem conscientes.

2 comentários:

  1. Existe algo na internet chamado podcast. É tipo um programa de rádio gravado. Acho que podemos considerar assim. E entre eles, existe o nerdcast.
    Que pode ser encontrado no site: http://jovemnerd.ig.com.br/
    Toda sexta feira tem um programa. E os mais antigos podem ser baixados. Algumas semana atrás saiu o nerdcast, sobre eleições. E existe no Brasil um site que, você pode digitar o nome de qualquer candidato, e lá vai aparecer todas as acusações que, aquele candidato tem na justiça, e se ele já cumpriu o que foi pedido pelo poder judiciário. Mostra também as condenações, e claro os motivos e explicações de cada caso de forma imparcial. É um site, para eleitores que querem fazer a diferença. É citado nesse nerdcast um político, o qual tinha uma dívida com a sociedade por ter roubado o dinheiro de uma campanha infantil de amamentação. Eu por ter assistido o nerdcast a um bom tempo, não me recordo o nome do site. Mas vale a pena procurar.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Maluf é um velho decrépito, souvenir de sarcófago. E nessas eleições já escolhi o meu candidato: Levy Fidelix. Porque eu quero Aerotrem meu bem!
    Ei Diogo, não esquenta para comentários, cara - vai escrevendo, nunca para os outros - somente para você mesmo: o diálogo tiquetaqueante dos dedos das mãos com o espírito (sem espiritualidades - é claro).

    ResponderExcluir