sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sala de Espera

Salas de espera são sempre um mistério. A cada visita ou a cada espera, descobrimos algo novo no local, eu frequentei por muitas vezes a mesma sala de espera de um dentista e isso acontecia com certa frequência, não sei se por desatenção minha ou por que eram sempre colocados novos itens no local. Isso não acontece muito em instituições públicas, mas não por isso estas perdem seu interesse. É interessante reparar nas pessoas, é quase como o ônibus que citei em outra oportunidade, a curiosidade impera, e eu como bom curioso presto atenção em tudo e percebo que não importa onde ou para quem, uma sala de espera é a mesma chatice em qualquer lugar.
No médico particular pode até ser pouco menos insuportável, tem algumas revistas, jornais, etc. Porém no atendimento público os frequentadores costumeiramente são mais sociáveis, conversam, puxam assunto falam da sua vida e fazem amigos, tem um certo calor humano que em alguns casos beira a chatice. É intrigante pensar que estamos todos ali por termos algo em comum e que de certa forma temos coisas para conversar e o lado oposto parece não perceber que a vida da filha da vizinha da tia-avó dele não interessa para ninguém. Passei com minha irmã no AMA (Atendimento Médico Ambulatorial, na minha humilde opnião é um antigo Posto de Sáude dividido em dois) e verifiquei que isso é super verdadeiro, mas que a falta de tato é mais verdadeira ainda, estávamos na sala de medicação, minha irmã com o tubo de Buscopan na veia e  a senhora ao lado não parava de falar que a filha dela estava na Europa e logo ela iria encontra-la, quase falei pra ela - Minha senhora, me desculpe mas isso não me interessa - felizmente minha mãe educara me muito bem.
Já comentei que sou curioso e prestando atenção nas conversas, percebi que geralmente o assunto é o mesmo e conclui que, na verdade as pessoas não suportam esperar e tentam suavizar a extensa demora,  no fundo eu concordo com eles, esperar é, no mínino, irritante e diminuir o ócio numa hora de angústia é muito bom, até porque nos desliga um pouco do real motivo de estarmos ali. Infelizmente ou felizmente para os que gostam de um pouco de silêncio para colocar as idéias em ordem, isso ocorre muito pouco em clínicas particulares, até mesmo tendo em vista que o tempo de atendimento é reduzido e consequentemente o de espera também, mas falta algo nisso tudo, falta o calor, falta a compreensão (até mesmo de minha parte), falta educação e nessas horas, sobra politicagem e propagandas falsas de promessas de governo, mas como gosto de dizer, isso é assunto para uma outra hora.

Um comentário:

  1. Eu sou uma pessoa educada, mas comigo sempre ocorre que... quando estoucom vontade de puxar papo, tem alguem com uma cara muito feia do me lago que não responde qualquer comentário meu e... quando não quero prestar atenção, comentar, escutar e falar com ninguem, tem um pentelho querendo contar a vida pra mim.
    O mundo está mudando. Correria total. As pessoas passam o tempo todo trabalhando, estudando, sozinhas em casa com a ausencia dos filhos e dos maridos, etcetcetc e quando encontram uma oportunidade para conversar, desabafar não perdem. Quando eu trabalhava na Caixa Ecônomica via muito isso. As pessoas no fundo e no raso só precisam de um pouco de atenção.

    ResponderExcluir