quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Saudades

E existe um sentimento pior que a saudade? Se existir digam-me qual é. Eu classifico a saudade de 2 maneiras: a passageira e a permanente, embora ambas sejam muito duras, acredito que a passageira dói menos. Afinal, como minha classificação sugere, ela passa, provavelmente quando a pessoa sentida retorna, já a permanente sabemos que não voltaremos a ver determinado ente, amigo, paixonite, amor, etc.
É intrigante o que podemos fazer ou pensar quando sentimos a falta de alguém que amamos e posso dizer com segurança, pois experimentei e experimento essas saudades de uma maneira corriqueira e recentemente uma saudade misturou-se com a outra e complicou um pouco minha vida. Quando sai da casa dos meus pais por exemplo, sentia uma imensa saudade deles, mas de certa forma sabia que podia ve-los sempre que a agonia ou necessidade me afligisse, porém isso acabou e parte dessa saudade gostosa que é a passageira, tornou-se a mais terrível agonia, foi quando meu pai faleceu há cerca de um ano. Desde então aquele aperto leve no peito transformou-se num buraco sem fim e dói, tira tudo que existe de você e só deixa a dor.
Minha esposa viaja algumas vezes a trabalho e nesse momento surge a saudade passageira, fico muito feliz quando ela retorna e podemos conviver novamente, sei que estará lá quando eu precisar, que não faltará e posso abraçar, beijar, etc. sempre que tiver vontade e oportunidade, na verdade vejo a saudade passageira mais como um teste, dos sentimentos, da fidelidade, da amizade. Claro que não sentimos a falta apenas de nossos familiares e esposas/maridos, amigos muitas vezes se fazem mais necessários que ambos. Tem coisas que só os amigos resolvem, e algumas vezes não estão por perto para nos ajudar, nem que seja com uma palavra. Espero não precisar sentir saudades permanentes de mais ninguém tão cedo, meus amigos, esposa, familiares, espero que saibam que os carrego dentro de mim, dizem que enquanto temos uma boa lembrança a pessoa está sempre próximo a nós, espero que seja verdade, talvez assim possamos amenizar a maior das angústias que eu já vivi.

Um comentário:

  1. Eu sinto saudade de épocas, situações... Meu grande problema é o apego. Me apego muito às pessoas e nem sempre a recíproca procede, ou até procede no entanto não com a mesma intensidade.
    Talvez a saudade que mais vai me doer será quando minha vó se for. Mas por enquanto prefiro pensar que ela é eterna.

    ResponderExcluir