sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Adoniran Barbosa

Sábado, 06 de agosto de 1910, na cidade de Valinhos, nascia João Rubinato. Mas quem diabos era esse homem? João Rubinato era apenas mais um no mundo, e durante algum tempo continuou assim, eu não era nascido e na verdade nunca soube de fato quem fora esse tal João Rubinato. Eu aprendi a conhecê-lo como Adoniran Barbosa.
Filho de imigrantes italianos, alterou seu ano de nascimento para poder trabalhar. O engraçado da história, é que, João Rubinato, não gostava de estudar, e muito cedo abandonou a escola. Não estou aqui para discorrer sobre a biografia dele, uma vez que o Wikipedia chegou na minha frente, mas para falar das grandes obras que João Rubinato nos deixou e de seu exemplo de perseverança e bondade. Tal como eu, começou a trabalhar muito cedo (10 anos, o que era proibido e por isso alterou sua certidão), como vivia mudando de residência, não criava raízes, até conhecer a bela São Paulo (gente, bela há uns 80 anos atrás tá), mas antes disso fez muitas coisas, trabalhou até como marmiteiro, mas seu destino era maior, e até como ator tentou ganhar a vida.
Mas quis o destino (que muitas vezes é sacana) que ele tentasse a música e foi aí que todos nós conhecemos Adoniran Barbosa (nome que tomou emprestado de um conhecido), mas tal como eu, só que infinitas vezes melhor, a sua inspiração vinha das ruas, do cotidiano nosso, das pequenas coisas que nos fazem humanos, que nos fazem paulistanos. Como grande crônista que foi, destacou os bairros de São Paulo como apenas um morador o faria, Casa Verde, Mooca, Jaçana e muitos outros.
Adoniran Barbosa nos deixou em 23 de novembro de 1982, eu ainda não era nascido, já estava nos planos dos meus pais, mas ainda não tinha dado o ar da minha graça. mas as palavras cantadas desse grande mestre da arte, ficarão para sempre nos pergaminhos da história.

João Rubinato, esteja com Deus e alegre a eternidade dos anjos do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário