quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sem Assunto

Poxa vida, como é perturbador ficar sem assunto no meio de uma conversa. Quem nunca passou por isso? Você encontra aquele amigo que não vê há anos e logo está numa enrascada, acabou o assunto, eu já cheguei a pensar, que minha vida era uma droga, eu não conseguia manter uma conversa de 10 minutos com um amigo distante há anosm, é degradante. Olhar a situação é divertido, dá para perceber no rosto da pessoa o constrangimento e o assunto muda da água para o vinho num piscar de olhos. E sempre acabam lembrando de histórias de décadas passadas.

Pois é, infelizmente não estou imune à falta de assunto e aconteceu comigo recentemente. Fui numa festa de aniversário de um primo, lugar clássico para esse tipo de incidente, e encontrei com alguns parentes que moram em outras cidades, além de ter trocado os nomes de dois primos (afinal eram dois irmãos e a última vez que os vi juntos eu já nem lembrava quando havia sido) e com todo aquele alvoroço me vi diante de um marido de uma tia que eu nem lembrava que existia, ele por sinal também não fazia ideia de quem era eu, ficou me olhando e olhando e finalmente falou: "Você é filho de quem?", após conter o riso (ação a qual necessitou muito esforço e autocontrole) respondi: "Da Cida.", daí ele abriu um largo sorriso banguelo e me abraçou dizendo: "Caramba, sinto muito pelo seu pai filho" o detalhe é que meu falecera há mais de um ano, e ele estava no velório. E continuou: "Como você cresceu. Porque você sabe que eu te carreguei no colo, você era desde tamanho" e fez um sinal meio vago com a mão.

Achei que morreria tendo de ouvi-lo falar como eu era bonitinho quando menino, mas graças a Deus chegou minha salvadora, a mulher dele, e o levou para longe. Pensei que tinha me livrado desse tipo de situação naquela noite, e só eu sei o quanto odeio estar errado. Meu primo de Campinas chegara atrasado na festa e lá vamos nós, "Oi, como você tá? E o trabalho? E o casamento? E os filhos? - perguntas super clichê, mas ele estava longe e tinha que começar a conversa de algum modo. Questionário respondido, ficou sem assunto e acabamos apenas bebendo e lembrando de décadas atrás.

O pior tipo de situação que falta assunto é quando não pode faltar assunto, por exemplo. Você pega o elevador com aquele mulherão do 11º andar do seu prédio que tem 15 andares, para ter um tempo extra você, que mora no 2º, aperta o 12 e tenta puxar conversa, falha amargamente e o máximo que consegue é "Calor né?", ou então quando pega o bendito elevador com o chefe. Essa é uma situação delicada, onde eu me limito a falar estritamente o necessário, "Bom dia", e fingir que estou lendo alguma coisa, porém, se não tiver nada em mãos, é bom ter alguma boa explicação para o projeto estar atrasado.

Pior que ficar sem assunto é ficar ouvindo alguem falar de algo que simplesmente não lhe interessa. Realizem, chego em casa, estou na garagem do prédio, moro no 12º andar e o síndico vem me dizer que o cano da descarga dele arrebentou, eu gostaria de responder "Azar o seu, quem vai nadar nas fezes é você, e o cheiro não chega do 1º ao 12º andar, passar bem", mas a regra da boa educação nos pede para dizer pelo menos um "Puxa, que chato. Já tem um encanador?" Se ele disser quer sim, ótimo me livro numa boa, caso contrário terei que achar um assim que entrar no apartamento, isso se não der a falta de sorte de ele querer subir comigo para pegar o número.

Uma solução para isso são os MP3, os jornais e os celulares também, é só fingir que está ocupado e tenho certeza que se livrará de boas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário