sábado, 28 de agosto de 2010

PAI

Afinal de contas, o que é ser pai? Eu não posso responder a essa pergunta pois não o sou, mas penso em algo como um pai ideal. Pai é aquele cara que te ensina a empinar pipa, te mostra um drible de futebol, te incentiva, te coloca de castigo e até te dá umas palmadas quando você merece. Certo que muitas vezes não merece, mas apanha pelas que mereceu e não apanhou daí fica tudo certo. Claro que ser pai é muito mais, mas por tudo que pense, pai é aquele cara que vai estar sempre ali, te esperando de madrugada quando você for pra balada, pra te defender da mãe quando achar suas traquinagens engraças e indignas de palmadas.



Claro que um dia ele acaba partindo e se tiver sorte, parte antes de ver um filho indo, isso desfaz a ordem natural das coisas, não deve existir pior dor para um pai do que essa. Mas para nós filhos também não é nada fácil, perdi meu pai recentemente e sinto muito a sua falta, mas sei que aonde quer que esteja, está torcendo por mim e me defendendo de alguma maneira, ele sempre fez isso em vida, mas como todo filho eu só fui perceber isso depois que não podia dizer o quanto sou grato a ele por tudo, até pelas palmadas, chinelas, etc. indevidas. Ser pai é algo que muitos dos homens não estão preparados, é passar a viver em função de uma outra pessoa, é dedicar a sua vida por ela, derrubar o que for preciso para faze-la, não digo feliz mas sim humana, uma pessoa decente, alguem melhor para o mundo.


A palavra PAI pode ser desmembrada Portador de Amor Incondicional, não se pode trazer a tona todo esse amor, mas sabe-se que ele está lá, e que não permitirá que nada aconteça a sua cria. Sempre tive minhas diferenças com meu pai, mas nunca deixei de ama-lo e sei que ele sempre me amou, à maneira dele, que era bem peculiar, mas me amou até o último de seus dias, que se encerraram muito cedo é verdade. Na verdade queria dizer aos filhos que acima de tudo, tentem entender seus pais e os motivos deles. Um pai de verdade não quer ver seu filho mau, não quer que seu rebento se perca nos caminhos da vida e, principalmente, não quer ter de enterra-lo. Perder um pai é barra, mas perder um filho é pior ainda, e não me refiro apenas à morte, ver um filho roubando para se drogar deve tirar um pouco da vida do pai mais do que a própria morte, ou ter que ir à cadeia vê-lo, é dureza. Galera, vamos dar mais valor àqueles que deram, dão e darão a vida por nós.






Pai, esteja com Deus e obrigado por tudo, te amo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário