terça-feira, 17 de agosto de 2010

Preconceito

Preconceito é diferente de pré-conceito. Eu por exemplo tenho muitos pré-conceitos, todavia poucos preconceitos. Não sou presunçoso a ponto de afirmar que não tenho nenhum preconceito, mesmo porque ambos conceitos são separados por uma linha muito tênue, qual um fio de fumaça num dia de leve brisa, e não tenho certeza de qual lado da linha estou. Afinal o qual a diferença entre eles? Bom ao meu ver pré-conceito é uma idéia previamente estabelecida a respeito de algo, no que preconceito é algo que beira mais a intolerância ou ignorância do cidadão.

Claro que existem muitos tipos de preconceito, não posso sequer me arriscar a enumerar, porém fico pensando se, ter a pele clara me faz um homem melhor, se gostar de heavy metal me faz um cara mais decente, se ser casado com uma mulher me faz mais homem, e a única resposta que encontro para essas perguntas é muito simples, curta e grossa: NÃO! Absolutamente, falando de homossexualismo, quem é MACHO o suficiente para assumir para o próprio pai a homossexualidade? Ou então para dizer à mãe que na verdade gosta de meninas. É ridículo pensar que existem pessoas que marginalizam homossexuais, as travestis tem que vender o próprio corpo porque não lhes dão emprego, no mundo de hoje não pode acontecer isso.

Não posso me ater só a discriminação contra homossexuais, e os negros? "Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra". Acho que Bob Marley já falou tudo sobre o tema, mas me impressiona isso existir no Brasil, um país onde tudo se misturou e continua misturando e apesar de alguma parcela da população ainda ter este tipo chucro de sentimento, o governo endossa tal prática, criando, por exemplo, cotas de negros em universidades. A minha vaga da USP foi para cotas de negros, mas o que me deixou enfurecido, não foi perder a vaga, foi o critério utilizado. Fui melhor no exame, merecia a vaga, dei um duro danado para conseguir e fiquei sem porque dei o azar de nascer branco, apesar de ter negros na família. Negros são tão inteligentes quanto brancos, alguns mais outros menos, mas isso nada tem a ver com a cor da pele.

É engraçado o preconceito de negros contra negros, tenho um cunhado que fala para minha irmã quando ela faz trancinhas nos cabelos, "Não vou sair com você parecendo neguinha." Me enoja tanto, mas tanto, que não falo com ele há tempos. Quer reconhecer um cara racista? Pergunte se ele é racista, o racista responde: "Claro que não, meu melhor amigo é negro", enquanto uma pessoa inteligente responde apenas "Não". Escrevi tudo isso porque não aguento mais ouvir coisas do tipo "Tinha que ser preto" ou "Volta pra floresta macaco" é algo que não dá nem para descrever com palavras, mas algo que chega perto é REPUGNANTE.

Acho que tenho um preconceito sim, odeio gente preconceituosa, além de fabricantes de cigarro, mas isso é assunto para uma outra hora não é?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário