terça-feira, 3 de agosto de 2010

Curiosidade

A curiosidade é algo realmente curioso não é mesmo? E engraçado também. Quem nunca deu uma espiada no jornal, livro, revista, mini-game, SMS, etc alheio?
O que me chama atenção, é que, a curiosidade não é artigo de luxo, todos são curiosos, vejamos. Era uma sexta-feira, estava eu sentado no ônibus, tocou meu celular, acho péssimo atender celular no ônibus, mas como trabalhava externo com vendas, não tive alternativa e atendi o bendito. De pronto pude notar umas 4 ou 5 pessoas me olhando, provavelmente algumas delas queriam apenas que eu desligasse o celular e quando perceberam que eu não ligava para suas caras feias me esqueceram, umas 2 se me recordo bem, pareciam estar ouvindo tudo o que eu dizia. Acabei a conversa e pararam de olhar, mas a expressão de seus rostos era como se tivessem agora um novo objetivo na vida, (o que acho pouco provavél, uma vez que só conversei baboseiras com um amigo). Abri um livro do Bukowski (eu adoro e recomendo) e percebi o olhar da moça ao lado esticar até o mesmo, é um livro com uma quantidade razoável de palavrões e pensei que logo ela perderia o interesse, leve engano, de repente ela soltou um risinho (eu, a essa altura, já quase chorava de rir).
A moça desceu do ônibus, e eu, que só desceria no ponto final, continuei minha saga ao riso extremo, sentou um rapaz do meu lado, aparentava a mesma idade que eu, pouco mais ou pouco menos, e carregava uma Bíblia nas mãos. Não demorou muitas risadas para ele se interessar também e (claro) dar uma esticadinha de olhos no meu livro. Acho que não gostou muito, por que logo levantou e sentou do outro lado do bumba. Continuando minha viagem, que a essa altura parecia não ter fim, resolvi fechar o livro e cochilar um pouco. Quando acordei, percebi que o ônibus estava bem mais vazio, mas ainda havia apenas passado um pouco da metade do caminho (eu morava longe do trabalho e o trânsito em São Paulo na sexta feira é inacreditável),  pensei em voltar a ler, mas pensei de novo e resolvi ouvir o Papo de Craque (programa de esportes da rádio Transmérica), só que eu sou meio surdo, então aumentei bem o volume do fone, e quando eu percebi, o rapaz do lado estava até tapando o ouvido oposto pra tentar ouvir o programa (tudo bem que o programa é ótimo pra quem gosta de futebol), e quando mudei de rádio deu pra ouvi-lo estalar os dentes, como se fosse errado eu mudar a estação do MEU rádio. Passado o incidente do rádio voltei à leitura e o rapaz do lado também, li por volta de 4 páginas (a essa altura o ônibus já estava chegando próximo à minha casa e o terreno é um pouco acidentado), como o transporte coletivo de São Paulo é muito bom não consegui mais ler por causa do balanço e agora tinha que me concentrar em permanecer em cima do banco, será que ele ficou bravo porque fechei o livro? Fico imaginando, qualquer dia vou estar lendo um livro e quando virar a página a pessoa do meu lado vai pedir para eu voltar e esperar um pouco. Agora falando a verdade, quem nunca deu uma esticada de olho não é mesmo? Eu confesso, sou curioso e continuarei esticando o olho.
Só peço uma coisa, não me olhem com cara feia por que dou gargalhadas sozinho! Eu não sou louco.

2 comentários:

  1. Ou, ela vai pedir para que se apresse e passe a página logo. :P
    Acho que, em alguns casos a curiosidade é fruto de ociosidade. Pois eu sempre viajo em meus próprios pensamentos, mas ônibus é tão chato que, eu acabo deitando a cabeça no encosto da cadeira do ônibus e fico escutando o que os outros conversam.

    ResponderExcluir
  2. A curiosidade quando vem sozinha é bem tolerável, quase normal, o problema é quando vem com a falta de senso, meu celular tocou no metrô, atendi, conversei e quando desliguei alguém me cutucou pedindo pra eu passar o toque... Fiquei passada, mas enviei sim o toque.

    ResponderExcluir