sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Estado Laico

Afinal de contas, o que é Estado Laico? Ao contrário do que muitos pensam não é nenhum estado do interior de Israel, e sim uma maneira de dizer que determinado país não mistura política com religião. Está no Wikipédia, e pelo amor de Deus (literalmente), não confundam com ateísmo. Deve ser muita presunção minha escrever sobre dois assuntos tão polêmicos no mesmo texto afinal, futebol, religião e política não se discutem certo? Errado. Não quero entrar no mérito religioso da questão, mas a pedido de uma amiga resolvi escrever.

Teoricamente o Brasil é um Estado Laico, os Três Poderes são independentes (até demais) para tomar suas decisões, enquanto o quarto poder (poder paralelo, conhecido também como crime organizado) parece ser quem realmente manda. O que me revolta, para não dizer que me deixa puto, é a cara de pau de alguns políticos de colocarem a igreja na frente de decisões erradas tomadas por ELES e mais ninguém.
Não preciso nem voltar muito no tempo, há poucos anos, houve discussão sobre célular tronco embrionárias, a decisão, primeiramente foi adiada por causa da Igreja.  Como pode a igreja condenar algo que salvaria a vida de milhares, se não de milhões de pessoas no mundo? Deus nos fez à sua semelhança porque afinal? Porque nos ama acima de tudo, como muitos de nós a Ele.

Essas pesquisas poderiam ter salvo meu próprio pai e sinto muito a falta dele, claro que tem pessoas mais públicas que ele, Pedro Moreira Salles, portador de distrofia muscular, isso sem falar nos anônimos do Brasil e do Mundo. Até onde vai esse Estado Laico? Para mim é apenas algo que utilizam para mascarar as verdadeiras intenções deles próprios e, estrategicamente, colocar a culpa em alguém (já dizia o velho ditado, errar é humano, colocar a culpa em outro é estratégico). Sinceramente, esse tipo de atitude não entra na minha cabeça.

Há também a situação inversa, quanto pessoas ligadas à Igreja querem entrar para a política e foi por isso que minha amiga pediu para eu escrever, vejam, ela segue o protestantismo (evangélica) e a igreja que frequenta já escolheu o canditado por ela. Eu não acho errado querer fazer campanha para um membro da comunidade, longe disso, mas tudo tem limites, funciona assim, você vem à nossa igreja/salão/paróquia/qualquer nome que deem então votará no NOSSO canditado, pô, tem algo errado nisso tudo, na verdade deve ser alguém ligado à família dos donos da igreja visando lucro próprio, seja financeiro ou de qualquer outra natureza, infelizmente acontece em quase TODAS as igrejas hoje em dia. O que é lamentável, pessoas deixam suas vidas para a igreja porque são forçadas a isso. Entregam casa, carro e todo o seu dinheiro.

Eu conheci uma senhora, Dona Iraci, que vivia de uma pensão ou aposentadoria de menos de 1 salário mínimo e desse dinheiro pelo menos a metade, isso mesmo a METADE, e não os 10% ia para a igreja, essa que por sua vez, já tinha tido todos os nomes e formas geométricas possíveis e imagináveis. Eu não sou contra essa ou aquela igreja, sou contra TODAS as igrejas que usam o nome de Deus para tirar dinheiro da fé das pessoas, Dona Iraci, muitas vezes não tinha o que comer, ela pedia nas casas da rua mas o dinheiro da igreja não faltava.

Eu dedico o que posso à instituições sérias, renomadas e ajudo com o que posso, nem sempre atinge os 10% que Deus estipulou, mas sei que faço o que posso, e sei que Ele vai me aceitar em Sua casa quando chegar minha hora, gostaria de saber o destino de pessoas que usam o Seu nome para causar tanto mal aos que Lhe são fiéis. Que Deus os tenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário